População pode enviar informações sobre pontos de alagamentos pelo app Conecta.í

Ferramenta também possui informações sobre abrigos, chuva e níveis dos rios

A Secretaria de Tecnologia (Setec) implementou nesta quinta-feira (12) um novo módulo no aplicativo Conecta.í, onde a população pode informar locais de alagamentos na cidade através de fotos. O objetivo é facilitar e compartilhar dados sobre a situação das chuvas no município.

Ao clicar no indicador “Ocorrência de Alagamento”, o usuário é redirecionado ao site para cadastrar uma ocorrência. Nesta página é possível informar a localização do alagamento, a gravidade da situação na área e anexar uma foto do local. As informações fornecidas pela população são direcionadas ao monitoramento da Defesa Civil de Itajaí.

Abrigos, Chuvas e Nível dos Rios

Além disso, a Defesa Civil de Itajaí também fornece dados a outros três módulos no aplicativo. O primeiro chama-se “Abrigos” e permite a consulta e geolocalização dos abrigos abertos pelo município, bem como os que estão de sobreaviso. O segundo, chamado “Chuvas”, direciona o usuário para informações de telemetria e mostra dados do acumulado de chuva nas últimas horas em 10 pontos

monitorados pelo órgão de proteção.

Já no terceiro módulo criado, “Nível dos Rios”, a população pode consultar os níveis dos rios da cidade e qual a situação no momento. Todos os dados disponíveis são atualizados constantemente e permitem que os cidadãos se informem sobre a atual situação das chuvas em Itajaí.

A Setec também presta apoio logístico ao Sistema de Comando de Operações (SCO), que começou a funcionar no último sábado (07) no Centreventos de Itajaí.