Itajaí recebe título de Prefeito Inovador 2023

Volnei Morastoni foi reconhecido pela implantação do aplicativo Identidade Cidadã

O Município de Itajaí recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), o prêmio prefeito Inovador 2023 durante o 6º Congresso Catarinense de Cidade Digitais e Inteligentes. O reconhecimento foi feito ao prefeito Volnei Morastoni pela implantação do aplicativo Identidade Cidadã, ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia. Além disso, o Projeto Inovador contemplou Itajaí em mais quatro prêmios de sistemas desenvolvidos no município.

“É muito importante para o município sediar esse congresso de cidades inteligentes, um evento muito participativo. Além de poder mostrar o que Itajaí vem fazendo nessa área, nós tivemos quatro programas que foram destaques durante o congresso. Trabalhamos por uma cidade cada vez mais moderna e estamos muito felizes em ser referência em inovação”, comenta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A ferramenta Identidade Cidadã visa facilitar o acesso e uso de serviços públicos por meio de carteiras digitais. Atualmente, estão disponíveis no app a carteira para pessoas com fibromialgia, autismo e também a de acesso à Biblioteca Pública Municipal. O aplicativo está conectado ao banco de dados do Governo Federal, portanto, após baixar o serviço, a pessoa poderá acessar a ferramenta com o mesmo cadastro da conta do portal Gov.Br. A ferramenta está disponível para download em aparelhos com sistemas iOS e Android.

Iniciativas itajaienses contempladas no congresso

Algumas iniciativas tecnológicas desenvolvidas pelo Município de Itajaí foram premiadas na tarde de quinta-feira (17) no 6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes:

Portal GeoItajaí, Aplicativo Controle Dengue, Portal Rede de Apoio à Mulher e sistema DataPEMI foram contemplados pelo Projeto Inovador 2023. As ferramentas foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Tecnologia (SETEC), em parceria com a Secretaria de Saúde e o Planejamento Estratégico de Itajaí (PEMI).

“Para nós é motivo de muito orgulho ver as soluções desenvolvidas por Itajaí sendo reconhecidas publicamente. Estamos realizando uma transformação digital na nossa cidade, pois essas ferramentas impactam diretamente a vida dos munícipes”, destaca o secretário de Tecnologia, Murilo Sodré.

Ao todo, cerca de 500 pessoas passaram pelo 6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes que contou com congressistas de diversas cidades catarinenses, e também de outros estados do país.