Secretaria de Obras apresenta ferramenta de controle de serviços na Câmara

Sistema acompanha obras e solicitações da comunidade via internet

Itajaí caminha a passos largos para ser a cidade mais digital de Santa Catarina. Essa foi a afirmação do secretário de Tecnologia (Setec), Murilo Allan Sodré de Souza, na noite de terça-feira (17) na Câmara de Vereadores de Itajaí. O secretário de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé, também ocupou a tribuna para apresentar a ferramenta digital de gestão dos serviços de obras em toda a cidade, desenvolvido no Setec.

O sistema gerencia as solicitações de obras e serviços realizados pela secretaria. Através da ferramenta, as ações são encaminhadas aos responsáveis e todas as informações do processo são alimentadas: equipe do atendimento, responsáveis, fotos do andamento e material utilizado. Alimentado com esses dados, a aplicação apresenta os números sistematizados por tipos de atendimento, bairros e prazos.

“A Secretaria de Obras tem uma demanda imensa e muitas vezes não tínhamos a dimensão de tudo que realizamos”, disse o secretário de Obras ao apresentar a ferramenta aos vereadores. “Viemos apresentar aqui porque a Câmara de Vereadores é uma de nossas grandes solicitantes de serviços, através dos trâmites do poder legislativo”, justificou Dedé.

O secretário demonstrou a satisfação de poder acompanhar todos serviços em andamento através da ferramenta criada pelo Município de Itajaí. “Hoje temos dados, temos tecnologia e conseguimos ter uma boa gestão com esses dados para colocar à disposição da população”, concluiu.

Números da Secretaria de Obras
Desde a implantação da ferramenta em março deste ano, 13.280 atendimentos foram computados. Uma média de mais de dois mil por mês e mais de 100 atendimentos por dia útil. O sistema apresenta que 94% das solicitações foram atendidas, 2% estão classificadas como em atendimento, 0,6% como atendimento parcial e 1,6% não atendidos. A média de conclusão dos serviços solicitados é de quatro dias.

Itajaí no caminho para a cidade mais digital de SC
Na apresentação, o secretário de Tecnologia Murilo de Souza falou sobre o trabalho de desenvolvimento da pasta. “Esse é um dos softwares que criamos na gestão para auxiliar as secretarias da administração municipal”, afirmou.

O próximo passo será disponibilizar o sistema de gestão de obras e serviços no aplicativo Conecta.í , hoje com mais de 20 mil downloads. Para a Secretaria Municipal de Obras, o Setec também trabalha no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de cemitérios.

Confira a publicação original : Site oficial do Município de Itajaí.