Sistema inovador possibilita monitoramento e detalhamento de informações de obras e projetos do Município de Itajaí

Ferramenta indica os pontos de coleta dentro do município de Itajaí

Um dos mais poderosos softwares de mapeamento e análise espacial do mundo garante transparência e detalhamento de informações no monitoramento de obras e projetos em Itajaí. A ferramenta de geolocalização, implantada recentemente pelo Município, está transformando o modelo de prestação de contas aos cidadãos através da tecnologia. O ambiente virtual permite acesso on-line às informações dos investimentos realizados na cidade nos últimos anos, como descrição, valores, prazo de entrega e fotos do projeto e do andamento atual. Acesse aqui e confira.

O Painel de Monitoramento de Obras de Itajaí conta com mapas de navegação interativos e informações técnicas detalhadas sobre os projetos desenvolvidos no Município, distribuídos por bairros. Hoje, 45 obras podem ser acessadas no ambiente virtual. Também é possível conferir as ações de Itajaí por categorias: equipamentos públicos, mobilidade urbana, novas construções, saneamento básico, reurbanizações, macrodrenagem e reformas e ampliações.

“Esta ferramenta mostra a gestão eficiente implantada em Itajaí, que é considerada a 3ª melhor governança do país. Utilizamos a tecnologia como aliada na prestação de contas aos itajaienses para mostrar o quanto tem sido feito pela cidade. São obras de diversas naturezas e ainda temos mais ações para incluir”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O painel está disponível no aplicativo Conecta.í para Android no ícone projetos. O mapa interativo também receberá uma versão para iOS nos próximos dias. O app do Município de Itajaí está disponível para downloads na Play Store e na Apple Store. Para os cidadãos que já baixaram o aplicativo, basta apenas atualizar a sua versão.

A ferramenta está concluída, mas receberá ampliação dos dados e informações compartilhados, como as reformas e ampliações das unidades escolares de Itajaí. Nas próximas semanas, as áreas de preservação ambiental, parques naturais e ecopontos serão sinalizados e referenciados no mapa. Os espaços históricos e culturais da cidade também serão georeferenciados.

Organizado pelo Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040) em parceria com a Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), o ambiente virtual de geolocalização conta com informações das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Governo, Obras e Saúde. Serão incluídos ainda os dados das fundações Cultural e Genésio Miranda Lins e da Secretaria Municipal de Educação.

“Nosso escritório monitora as ações do Município para melhorar a gestão dos recursos, mas nada disso adiantaria se não compartilhássemos essas informações com a população. As pessoas são o objetivo das ações e são nossos aliados na fiscalização e acompanhamento das obras”, conclui o coordenador do PEMI, Alcides Volpato.

O sistema implantado utiliza o Arcgis, um dos mais poderosos softwares de mapeamento e análise espacial do mundo. A plataforma oferece um conjunto de funcionalidades baseadas na geolocalização, permitindo reunir diversas fontes de dados e informações em um ambiente geográfico. É uma importante ferramenta de análise espacial, facilitando a priorizações de ações e elaborações de projetos.

Confira a publicação original : Site oficial do Município de Itajaí.