Município de Itajaí lança solução em mapas georreferenciados disponíveis on-line

  Sistema permitirá ao cidadão ter acesso a informações de zoneamento, viabilidade e localização de serviços

O Município de Itajaí lançou uma solução com informações georreferenciadas para atender as demandas dos cidadãos e todas as secretarias, nesta terça-feira (22). O GeoItajaí,  permite que a administração pública tenha informações com todo o mapeamento da cidade de forma atualizada e com fácil acesso. A ferramenta foi desenvolvida através da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia.

 

A solução digital tem como finalidade dar suporte técnico as secretarias e dar condições para a atuação focada em áreas específicas. Exemplo disso é que o sistema contempla todas as informações de zoneamento da cidade. O cidadão também terá o benefício de consultar desde o espelho cadastral do seu imóvel até se o recuo frontal está correto. Através de mapas tridimensionais, a gestão pública trabalha na eficiência de dos serviços e na construção de ferramentas transparentes.

 

“O GeoItajaí é uma ferramenta importante para o fomento ao empreendedorismo. Com ele, conseguimos ter todo o mapeamento de serviços disponíveis hoje em Itajaí. Conseguimos saber onde estão restaurantes, concessionárias e outros serviços. Isso facilita muito a vida de quem quer abrir uma empresa, por exemplo”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

O sistema conta com cadastro técnico multifacetário. O que significa que, por meio do portal GeoItajaí, todas as secretarias poderão criar os próprios mapas e alimentar com informações relevantes para cada segmento.

Assim, o cidadão terá no mesmo portal subsídios sobre áreas distintas.

“Em termos de funcionalidade essa solução é o que temos de mais atual. Coloca Itajaí em um novo patamar de cidade inovadora, com aplicações sustentáveis e fortalecendo nessa administração o conceito de cidade Inteligente”, destaca o secretário de Tecnologia, Murilo Sodré.

 

 

Conjunto de ferramentas

O GeoItajaí é uma solução com um conjunto de ferramentas para atuar com a mesma finalidade. O Portal GeoItajaí é onde o cidadão e a administração pública podem acessar as informações. Mas há ainda aplicativos eletrônicos, como o da Coordenadoria de Trânsito (Codetran), que permite ao agente de trânsito preencher notificações sem o uso de papel.

Essa relação ocorre também com os aplicativos já existentes como o Descarta.í, para descarte correto de resíduos. Por meio do portal é possível acessar as mesmas informações que no aplicativo e, ainda, ampliar as funcionalidades.

 

 

 

Confira a publicação original : Site oficial do Município de Itajaí.