Modernização no Município de Itajaí economizou mais de 2,5 milhões de impressões

Implantação de sistema de processos eletrônicos garante cuidado com o meio ambiente, organização, transparência e agilidade

A implantação do Sistema Integrado de Processos Eletrônicos (SIPE) trouxe mais transparência, agilidade, organização e economia para o Município de Itajaí. A ferramenta, implantada no fim de 2019 para modernizar a comunicação interna da Prefeitura, também garante benefícios ao meio ambiente. Com o uso da tecnologia, a estimativa é que mais de 2,5 milhões de páginas deixaram de ser impressas, 254 árvores foram salvas e 36,28 toneladas de carbono foram evitadas na atmosfera nesse período.

“Nesta semana, em que celebramos o Dia da Terra (22 de abril), temos avanços importantes para comemorar no Município de Itajaí. Com a implantação do SIPE, além de modernizar os processos eletrônicos internos, minimizamos nossos impactos sobre o meio ambiente, principalmente com a redução de impressões. Antes do SIPE, todas as comunicações entre secretarias, por exemplo, eram impressas em papel. Hoje, o sistema possibilita economia financeira e sustentabilidade”, destaca o secretário municipal de Tecnologia, Murilo Sodré.

O Sistema Integrado de Processos Eletrônicos (SIPE) foi implantado no Município de Itajaí em dezembro de 2019. A solução foi disponibilizada gratuitamente pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal e customizada pela Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec) para a realidade da Prefeitura. Nesse período, mais de 360 mil documentos digitais já foram inseridos na ferramenta, que é usada semanalmente por quase mil usuários ativos.

Durante a pandemia, o SIPE teve seu uso dinamizado entre os servidores públicos. Isso porque o sistema permite acesso remoto aos documentos internos, inclusive por tablets e celulares, o que garantiu a continuidade do trabalho no período em que foi implantada a modalidade de home office na Administração Municipal.

Os números de uso do sistema em Itajaí demonstram também a consolidação dos processos eletrônicos para tramitação de documentos internos no Município. A intenção da Setec é, em uma próxima etapa, integrar à ferramenta outros serviços oferecidos à população em formato digital.

Confira a publicação original : Site oficial do Município de Itajaí.