Itajaí ganha Prêmio De Boas Práticas Em Gestão Pública

O Município de Itajaí recebeu hoje o prêmio de 1° lugar em duas modalidades na terceira edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina. O evento estava previsto para ocorrer de forma presencial em maio deste ano, entretanto, devido às limitações impostas pela Covid-19, foi realizado de forma online, em uma transmissão pelo YouTube da UDESC.

A edição teve como tema “Transparência com Cidadania”, trazendo debates sobre gestão transparente, considerando o cidadão como parceiro e corresponsável para contribuir com os agentes públicos na realização da transparência e da democracia e ainda visando reconhecer, estimular e valorizar as práticas inovadoras de gestão pública.

O Município de Itajaí venceu nas seguintes modalidades:

“Modalidade Gestão da Saúde Pública” (Categoria Municipal)

1º lugar – Prática 38. Aplicativo Controle Dengue (Prefeitura Municipal de Itajaí)

“Modalidade Gestão de Obras e Serviços Urbanos” (Categoria Municipal)

1º lugar – Prática 24. Escritório Pemi e o Sistema de Gerenciamento de Projetos e Obras (DataPemi) da Prefeitura Municipal de Itajaí (Prefeitura Municipal de Itajaí; Planejamento Estratégico de Itajaí, Pemi 2040).

> Sobre o Aplicativo Controle Dengue, desenvolvido na SETEC:

Desenvolvido, em parceria com a Secretaria de Saúde, para combater e controlar a Dengue em Itajaí, teve seu início em 2020, onde a cidade declarou emergência em Saúde Pública, diante dos 1,2 mil focos do Aedes aegypti e 60 casos de Dengue, em 2019.

Este quadro fomentou o uso da tecnologia nos procedimentos até então manuais, buscando a melhoria na captação de dados junto às agentes, com formulários digitais estruturados e pré-determinados, permitindo, através de um BI, análises sistemáticas por parte dos gestores, além de cruzamento de dados com informações históricas, possibilitando gerar críticas preditivas para alinhar tomadas de decisão e definir políticas públicas direcionadas.

Visando aproximar e interagir com a comunidade, a Secretaria de Tecnologia desenvolveu um módulo no app oficial do município, o Conecta.í, para denúncias de possíveis focos. O cidadão pode acompanhar o processo no app.

O app Controle Dengue será disponibilizado, através da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), junto ao Projeto Inova Jutos, aos municípios interessados.

> Sobre o Sistema DataPemi, desenvolvido na SETEC:

Desenvolvido, em parceria com o Escritório Pemi, o sistema DataPemi trabalha em sintonia com o Planejamento Estratégico do Município, dando suporte ao banco dos projetos cadastrados pelas Secretarias, aos projetos e execução destes; bem como ao acompanhamento dos indicadores de gestão e de desenvolvimento sustentável, baseados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sob uma visão de gestão dos projetos, desde aqueles que estão em andamento, passando pelos que pausaram por algum motivo, atrasaram ou mesmo aceleraram, o DataPemi oferece um BI com uma análise objetiva, estratégica e dinâmica, que auxilia nas tomadas de decisão e na melhor condução das ações direcionadas.

Além do Sistema DataPemi, a Secretaria de Tecnologia desenvolveu ainda o site Pemi 2040 e a ferramenta de geolocalização das obras do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável, que pode ser acessada diretamente neste link.