INIS lança plataforma interativa para descarte consciente de resíduos

Ferramenta indica os pontos de coleta dentro do município de Itajaí

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) lança a plataforma Descarta.í para incentivar o descarte consciente de resíduos no município. Na ferramenta interativa, é possível conferir locais de descarte mais próximos de sua localização, como Ecoponto, cooperativas de reciclagem e ponto de entrega voluntário. Também é possível cadastrar estabelecimentos que recebem esses resíduos e esclarecer dúvidas sobre o descarte adequado. CLIQUE AQUI e confira.

Como funciona

Ao acessar o Descarta.í, o usuário pode escolher qual o tipo de resíduo será descartado e verificar o ponto de coleta mais próximo. No mapa interativo, o morador consegue checar os locais disponíveis para fazer o descarte na cidade e a distância exata. A ferramenta disponibiliza pontos para o descarte adequado de pilhas e baterias, medicamentos, eletroeletrônicos, lâmpadas, óleo de cozinha, esponja de cozinha, entre outros.

“A participação da população é fundamental para que os resíduos tenham a destinação correta no Município de Itajaí. Somente com a conscientização de todos podemos construir uma cidade mais sustentável com práticas eficientes voltadas ao meio ambiente”, ressalta o diretor presidente do Instituto Itajaí Sustentável, Vilson Sandrini.

O Descarta.í foi implantado com o apoio da Secretaria de Tecnologia (SETEC) e, faz parte da nova ferramenta de geoprocessamento – Geo Itajaí. “A tecnologia aliada à informação irá transformar a gestão municipal. A população tem em mãos uma ferramenta que possibilita dar o destino correto aos resíduos e ajudar o meio ambiente”, destaca o secretário de Tecnologia, Murilo Sodré.

Além disso, a ferramenta mostra a localização do novo ecoponto, em frente ao Centreventos. Inaugurado no fim de maio, o espaço foi criado para ampliar a coleta de resíduos recicláveis em Itajaí e fica disponível 24 horas por dia. Lá, é possível descartar óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, lâmpadas e pequenos eletrodomésticos.

Novos estabelecimentos

O Descarta.í ainda possibilita que a população contribua com o descarte consciente informando a abertura de novos pontos de coleta. No canto inferior da página, é possível cadastrar os estabelecimentos que recebem algum tipo de resíduo e não constam no site. É necessário preencher um formulário do INIS com as informações do empreendimento e a documentação.

De acordo com a Lei Municipal Nº 6472/2013, empreendimentos que vendem lâmpadas, por exemplo, devem adotar a política de logística reversa. Ela consiste em ações que facilitem a coleta e restituição dos resíduos aos geradores para que haja o reaproveitamento.

Outros resíduos

Caso não haja a opção do resíduo desejado, é possível entrar em contato com o instituto para receber orientações sobre o local correto para descarte. No final da página, o usuário clica no link e preenche um formulário com as informações pessoais, o nome do resíduo que deseja descartar e a quantidade.

Confira a publicação original : Site oficial do Município de Itajaí.