Controle Dengue


Tecnologia, Inovação e Participação Social no Combate e Prevenção à Dengue em Itajaí

Em 2020, devido ao alto número de focos do mosquito Aedes Aegypti, Itajaí declarou emergência em saúde pública. Buscando uma abordagem mais eficiente, buscou-se implementar soluções tecnológicas para auxiliar os agentes de saúde nos processos de fiscalização e análise de dados, substituindo procedimentos antes manuais, lentos e burocráticos.

Assim, nasceu o Controle Dengue, um Sistema integrado, composto por ferramentas aplicadas em todos os processos de controle e combate à proliferação do mosquito. Criado para ser utilizado em tablets, o aplicativo proporciona aos agentes de endemias facilidade no preenchimento dos dados necessários na fiscalização presencial dos possíveis focos. A ferramenta possui um sistema que atua de forma off-line, o que possibilita a utilização do equipamento independente da disponibilidade de Internet no momento da verificação, viabilizando a coleta e segurança da informação até nas áreas mais remotas.

Controle Dengue
Controle Dengue Controle Dengue

Garantindo a participação da comunidade nesse processo, através do aplicativo Conecta.í, o munícipe pode registrar um possível foco do mosquito, no módulo Denúncia, assim como citar locais irregulares que precisam de verificação da Secretaria de Saúde.

O BI, como um sistema de apoio, ainda traz inúmeros gráficos com visões diferenciadas dos dados, cruzando informações, inclusive dos demais sistemas de informação do Município, esclarecendo algumas causas e auxiliando nas estratégias de combate ao mosquito. Ainda, além do BI-Dengue, os dados coletados são georreferenciados em mapas temáticos, no Portal GeoItajaí, ferramenta do Município, que admite correlacionar estas informações e permite análises e tomadas de decisão mais direcionadas e assertivas.

Controle Dengue Controle Dengue

O Sistema Controle Dengue além de auxiliar o processo administrativo de inúmeras agentes comunitárias, facilitando o seu trabalho diário, garantindo a coerência e integridade dos dados, dá apoio à alta gestão, permitindo à Secretaria de Saúde e ao Prefeito tomadas de decisão baseadas em informações atualizadas e coesas, trazendo à tona uma gestão de saúde com inovação tecnológica, baseada na melhoria da gestão de recursos humanos e de material, com foco nas pessoas e em busca da assertividade na aplicação de políticas públicas.

Controle Dengue Controle Dengue
Controle Dengue